segunda-feira, agosto 16, 2010

Hip hop


"Tribo Urbana"
"O movimento hip hop, além da música e dança, também dita moda, estilo e um jeito de falar que é quase um dialeto urbano"

Punks e estigma.

" 'Punks lutam contra estigma de violentos'
Para integrantes do movimento, atos de violência são reflexo da sociedade. "Em teoria", os punks são pacifistas, garante Clemente, vocalista dos Inocentes."

Geeks


A tribo urbana do Geeks é uma evolução da tribo dos Nerds, no entanto essas tribos se diferem em algumas características. As duas possuem pessoas muito inteligentes, porém os Nerds têm essa grande inteligência inata e não são tão obcecadas pela tecnologia como os Geeks.

A expressão "Geek" vem da língua inglesa e surgiu, justamente, para denominar as pessoas excêntricas, que são inteligentes, porém que são muito obcecadas pela tecnologia e por jogos eletrônicos e que também colecionam algo que geralmente é relacionado à tecnologia. Eles buscam aprender sempre mais, possuem opinião formada, adoram corrigir os amigos e professores e adoram ler. São considerados Nerds descolados por utilizarem ironias e sarcasmo, auxiliando na socialização da tribo e se diferenciando dos Nerds convencionais.
Um aspecto que faz ligação entre essas tribos é o interesse pelas coisas relacionadas à Ficção Científica e Histórias em Quadrinhos.

O estilo dos Geeks é uma mistura do passado com o futuro. Usam roupas clássicas típicas de brechó junto com estampas inspiradas na Ficção Científica. Usam, também, óculos de aros grossos e gravatas que se remetem ao passado e sobreposições de camisetas de padrões distintos, o que os tornam uma tribo diferente, principalmente da dos Nerds.
No processo de desenvolvimento dos seres humanos, certas ações são incorporadas e adquiridas pelas pessoas através do tempo, de fatores externos e sociais, os chamados habitus, que fazem uma relação entre o processo de criação e educação. As tribos urbanas se baseiam na junção de indivíduos que compartilham habitus, costumes, regras e comportamentos iguais ou parecidos, sejam eles relacionados ao tipo de música, de falar ou formas de pensar e agir.

O estigma é uma forte desaprovação de características ou crenças pessoais que vão contra normas culturais ou ponto de vista pessoal, este estigma freqüentemente levam à marginalização.
Os integrantes das tribos urbanas, na maioria das vezes, são estigmatizados e com isso, recebem atributos desonrosos, estes que vêem por parte de pessoas "comuns" da sociedade ou até mesmo de integrantes de outras tribos.
Isso pode ser explicado pela não cordialidade da sociedade diante de coisas ou pessoas que fogem do comum.