O Punk surgiu nos Estados Unidos por volta de 1975. Os punks tinham interesse em mostrar seu estilo e sua personalidade de um modo mais radical, utilizavam da ironia e do modo 'grosseiro', faziam críticas sociais, desprezavam as ideologias políticas e morais, eram pessimistas, se vestiam e tinham um estilo musical diferentes, marcando assim o início da cultura punk.
Esta cultura punk foi a base da formação do movimento punk, que se tornou uma das tribos urbana mais conhecidas e incompreendidas. O movimento punk é uma forma de alcançar seus objetivos agindo como um grupo e possuindo ideais e posturas comum a todos os membros da tribo.
Os objetivos deste movimento podem ser vários, desde a preservação da cultura punk, até a revolução política e de ideais de formas culturais deliberadamente marginais.
Apesar de haver uma confusão muito grande da cultura punk com o movimento punk, há uma diferença que traz rivalidades (muitas vezes agressivas) entre os adeptos a cultura e os adeptos ao movimento.
A primeira manifestação punk na música foi a banda The Ramones. Diferentemente do Rock and Roll que criavam as grandes estrelas do Rock, o Punk Rock investia na simplicidade e na formação de novas bandas jovens. No Brasil, as bandas de Punk Rock de maior influência eram as: AI-5, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico, os Restos de Nada (a primeira banda punk rock brasileira), entre outras.
A aparência dessa tribo normalmente é composta por roupas escuras e rasgadas, cabelos coloridos e moicano, muitos brincos e piercings, pulseiras e gargantilhas de espinhos, botas e além disso usam símbolos da anarquia.
cu
ResponderExcluir